A Perfeita lição da caveira

A Perfeita lição da caveira

Certa vez, um tradicional e elegante príncipe, arrogante de sua realeza, foi fazer uma caçada em lugar distante e montanhoso. A certa altura de seu longo e tenebroso caminho, viu um desgastado velho eremita, sentado frente a uma gruta, atento a uma caveira que tinha em suas mãos.

Indignado porque o velho eremita não lhe prestou a menor atenção – nem mesmo levantou os olhos – muito menos a devida reverência à pomposa comitiva. Com toda sua arrogância, o erudito Príncipe aproximou-se do velho solitário e disse-lhe:

- Velho rude, desengonçado e zombeteiro, entre para a gruta. Levanta-te quando por ti passa o teu notável Senhor! Porém, antes que cumpra as minhas determinações, responda-me o que podes ver de tão interessante nessa tão pobre e inútil caveira, que chegas até te abstrair quando da passagem de um nobre Príncipe de tantos fidalgos? 

O eremita, com toda serenidade, erguendo para ele os olhos mansos, respondeu em voz singularmente clara e sonora:

- Perdoa-me senhor. Eu estava procurando descobrir se esta caveira tinha numa época pertencida a um mendigo ou a um nobre príncipe, pois, por mais que analise, não consigo distingir de quem seja. Nestes ossos nada há que diga se a carne e a pele que sua época revestiu, repousou em travesseiros de plumas ou de pedras brutas colhidas nas duras asperezas das estradas. No entanto, eu não saberia dizer se deveria levantar-me ou conservar-me sentado diante daquele que, em vida, foi o honroso dono deste crânio anônimo.

O Príncipe, cabisbaixo, prosseguiu o seu caminho. A caçada naquele dia, porém, não teve qualquer encanto, Vaz que a lição da caveira abatera o seu orgulho, fazendo-o refletir profundamente que no hemisfério terrestre nunca devemos pisar na singeleza de ninguém. Como todos, os nossos destinos finais não são diferenciados dos nossos semelhantes, esparsos por todos os quadrantes do universo. Como tal, surgimos do pó e para o pó retornaremos.

Nunca nos esqueçamos de suplicar ao Grande Arquiteto do Universo para que cultive os nossos espíritos, cobrindo-nos de duradoura Paz.

Loja Integridade Nr. 1
Dados Reunião
Local: Praça Padre Marques, 316
Hora: 20 h
Dia: Sexta-Feira
Periodicidade: Semanal
Email: integridadecapivari@gmail.com
Praça Padre Marques, Nº 316 - Centro - CEP: 13360-000

Capivari / SP
Fone: (19) 3491-3371