Distribua rosas enquanto existe tempo

Distribua rosas enquanto existe tempo

Fonte: A Story to Live - Por Ann Wells (Los Angeles Times - 1998)

Um amigo abriu a última gaveta da cômoda e retirou um pacote embrulhado com papel de seda.

'Isto', ele disse, não é combinação, isto é uma lingerie.

Ele desembrulhou e entregou-me a peça. Era linda, de seda, feita a mão e bordada com rendas. A etiqueta de preço com um desenho enorme ainda estava afixada na peça.

Patrícia comprou-a na primeira vez que estivemos em Nova York, há uns 8 ou 9 anos. Ela nunca usou. Ela estava guardando-a para uma ocasião especial. Bem, acho que agora é a ocasião.

Ele pegou a peça das minhas mãos e colocou-a na cama junto com as outras roupas que separamos para levar à funerária. Ele acariciou a peça por um momento, bateu a gaveta, virou-se para mim e disse:

Nunca guarde nada para uma ocasião especial. Todo dia é uma ocasião especial. 

Fiquei relembrando aquelas palavras durante o funeral e os dias que se seguiram. Fiquei pensando neles durante o vôo de volta para o Brasil. Pensei em todas as coisas que a minha amiga não pôde ver, ouvir ou fazer. Pensei nas coisas e continuo pensando nas palavras dele, elas mudaram minha vida. Estou lendo mais e esperando menos. Fico sentado na cadeira admirando a vista do jardim sem a 'neura' de ficar arrancando as ervas daninhas. Estou gastando mais tempo junto com a minha família e amigos e menos tempo em reuniões de comitês. Sempre que possível, a vida deveria ser uma experiência a ser saboreada, e não uma prova. Estou tentando reconhecer estes momentos e usufruí-los. Não estou 'guardando' nada.

Usamos todas as nossas porcelanas chinesas e os cristais para todos os eventos especiais como: perder alguns quilos, consertar um vazamento da pia, para a primeira florada da primavera. Visto o meu blazer preferido para ir ao mercado quando sinto vontade. Minha teoria é: se sentir que está sobrando dinheiro eu o gasto em um pequeno pacote de guloseimas sem pestanejar. Não estou guardando meu melhor perfume para festas especiais; os caixas em lojas e atendentes em bancos tem narizes que funcionam tão bem quanto os dos meus amigos de festas.

'Algum dia' e 'um dia desses' estão perdendo a importância no meu vocabulário. Se for útil ver, ouvir e fazer, quero ver, ouvir e fazer agora. Não sei o que a minha amiga teria feito se soubesse que

Loja Integridade Nr. 1
Dados Reunião
Local: Praça Padre Marques, 316
Hora: 20 h
Dia: Sexta-Feira
Periodicidade: Semanal
Email: integridadecapivari@gmail.com
Praça Padre Marques, Nº 316 - Centro - CEP: 13360-000

Capivari / SP
Fone: (19) 3491-3371